A revisão da vida toda, também chamada de PBC total, é um recurso que permite o recálculo da aposentadoria levando em conta todo o período contributivo do segurado.
Na regra geral anterior à Reforma da Previdência, a aposentadoria era calculada com base nas 80% maiores contribuições para o INSS a partir de julho de 1994, quando foi implementado o Plano Real. Essa norma foi definida no artigo 3° da Lei n° 9.876 de 26 de novembro de 1999, que trata da regra de transição a partir da nova moeda.
Logo, as contribuições anteriores a essa data não entram no cálculo, o que pode ser uma grande desvantagem para quem ganhava bem nesse período. Por isso, alguns contribuintes começaram a entrar a justiça para solicitar a revisão com base no princípio do “direito ao melhor benefício”.
A única forma de saber se a revisão de aposentadoria é vantajosa é fazer o cálculo da RMI (Renda Mensal Inicial) com e sem a inclusão de salários antes de julho de 1994. No caso, a RMI é o valor do primeiro benefício pago ao segurado. Depois, é só comparar a RMI da revisão com o salário de aposentadoria que a pessoa recebe hoje.
Caso possua interesse em estar realizando o calculo, basta entrar em contato conosco!
Deixe um comentário